Fumacê contra a Dengue percorre todos os bairros da cidade
O número de casos de dengue no Brasil cresceu 43,9% nos primeiros meses do ano, segundo dados do Ministério da Saúde e infelizmente essa também é uma realidade na cidade de Perdizes.

Depois de picado pelo mosquito, o paciente demora entre 3 a 15 dias para manifestar os sintomas da doença, que incluem febre alta, dor de cabeça forte, dor atrás dos olhos, manchas e erupções na pele, cansaço, moleza e dor no corpo, náuseas, vômitos e perda do apetite e deve procurar atendimento na Unidade de Saúde, ou no Pronto Atendimento.

Como uma das maneiras de combater o mosquito Aedes Aegypti, que é transmissor de doenças como a Dengue, Zika e Chykungunia, a Secretaria M. de Saúde por meio da Vigilância em Saúde, está realizando o serviço de borrifação ultra baixo (UBV), mais conhecido como Fumacê, que percorreu todos os bairros da cidade.

A Prefeitura M. de Perdizes, através da Secretaria M. de Saúde, orientou a toda a população a deixarem portas e janelas abertas, pois assim haverá uma maior eficácia do inseticida, já que o mosquito Aedes Aegypti possui hábitos diurnos, é muito adaptado ao ambiente urbano e sua reprodução ocorre em água limpa e parada.

O Fumacê irá passar em todos os bairros da cidade. O processo será realizado em ciclos, podendo ser feito no período da manhã (das 6h às 9h) e no período da tarde (das 17h às 22h), horários que se encontra um maior número de pessoas em suas residências.

Está programado para começar na próxima segunda-feira (02) a realização de um Mutirão de Limpeza nos bairros, ação que será realizado pela Secretaria M. de Saúde em parceria com a Secretaria M. de Agropecuária e Meio Ambiente, visando extinguir os locais com acúmulo de lixo e de recipientes vazios que possam servir de procriação para o Aedes.

A prevenção da dengue depende exclusivamente da conscientização da população. Como a fêmea do mosquito só bota seus ovos em água limpa e parada, basta eliminar possíveis focos. Isso inclui não jogar lixo na rua, tampar as caixas d'água, colocar areia em volta dos vasos de planta, entre outros gestos aparentemente simples, mas de grande importância profilática. São ações individuais que salvam o coletivo da dengue!

É a Prefeitura de Perdizes, cuidando das pessoas, fazendo acontecer!
28/04/2022 - ASCOM