Encerramento do Projeto Baú Literário nos Centros Municipais de Educação Infantil de Perdizes
Percebendo a Educação Infantil como a porta que se abre para a inserção dos bebês e crianças na vida social, cultural e letrada de uma sociedade, a SEMECELT – Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte, Lazer e Turismo de Perdizes- MG, através do setor pedagógico, deu continuidade ao Projeto de Leitura Baú Literário, neste ano de 2018, na Educação Infantil, de nossa cidade e das escolas rurais do nosso município, desde o Berçário até o Pré escolar II (crianças de 5 anos).

A escritora brasileira Marina Colassanti, diz que “formar leitores não é tirar leitores de dentro da manga, não é fabricar leitores a partir do nada, mas dar forma e sentido a um leitor que já existe, embrionário, dentro de cada um”. A relação das crianças e dos bebês com os livros deve acontecer desde a primeira infância, onde a brincadeira, a linguagem e a narração estão fortemente unidas. Os primeiros intercâmbios linguísticos e lúdicos dos bebês e crianças com os adultos, pais, avós e professoras, certamente despertarão em cada um a sensibilidade e gosto pela leitura.

Os livros ilustrados provocam nas crianças e bebês efeitos de sentidos, as imagens dizem e as relações entre visual e verbal ampliam o repertório cultural dos pequenos leitores. Os livros expõem as crianças a uma linguagem variada e contextualizada. A leitura de livros gera situações nas quais o adulto e as crianças compartilham o mesmo foco de interesse e atenção.

Os livros são enormes estímulos para a vivência afetiva. A princípio o livro é um brinquedo, que é sacudido, lido, amado e dramatizado. Mas esse brinquedo traz histórias, cenas, dramaturgias, lança narrativas. Um livro une a criança ao adulto, por isso o Projeto Baú Literário propôs o envolvimento de todos os cuidadores e educadores dos bebês e crianças, pais, mães, avós, tios, tias e professoras, durante os meses de março à setembro de 2018.

Os CMEIs e as turmas da pré-escola da zona rural, desenvolveram inúmeras atividades de incentivo à leitura, envolvendo todas as crianças e as famílias da Educação infantil.

Na última semana de setembro aconteceu o encerramento deste Projeto em todos os CMEIs: Geralda Rita de Oliveira, Maria Franco de Morais, Lar da Criança Feliz e Professor Íris Eurípedes de Carvalho e nas turmas de pré-escola da zona rural: Escola Augusto Antônio de Alvarenga (Macega), Pré-escolar Maria Abadia Vaz da Trindade (Antinha) e Pré-escolar Arícia Borges Flores.

A Secretaria Municipal de Educação de Perdizes AGRADECE e PARABENIZA todas as equipes da Educação Infantil: diretoras, coordenadoras pedagógicas, auxiliares de turma, turno e biblioteca, equipes de apoio e ESPECIALMENTE A TODAS AS PROFESSORAS REGENTES que com muita dedicação promovem momentos de intensa alegria e despertam nas crianças e bebês o desejo de conhecer e contar muitas e muitas histórias.

Mia Couto nos diz que “as histórias não salvam o mundo, mas podem incutir o desejo da utopia e do mundo em mudanças. A gente pensa que contar histórias é uma competência dos escritores, não é. Todos nós somos produtores e somos produtos de pequenas histórias”.
06/10/2018 - ASCOM